As autoridades ainda investigam a possibilidade de uma segunda morte relacionada ao temporal
Uma pessoa morreu na cidade de Palmitos, no Oeste catarinense, por causa do forte temporal que atingiu a região no início da noite desta sexta-feira (9). O óbito foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros Militar de São Carlos, que também acompanha a situação crítica no município, considerado o mais afetado até o momento. A prefeitura avalia decretar situação de emergência diante da extensão dos danos.
Segundo o relatório regional, 893 residências estão sem energia elétrica em Palmitos. Houve destelhamentos, destruição de casas, queda de árvores e bloqueio de vias, incluindo a BR-158 e estradas nas comunidades de Linha Passarinhos, Linha São Brás, Nova Brasília, Linha da Gruta e Linha Toniolli. As autoridades ainda investigam a possibilidade de uma segunda morte relacionada ao temporal.
Além de Palmitos, outros municípios da região Oeste registraram prejuízos. Em Itapiranga, há indícios da ocorrência de um “downburst”, fenômeno atmosférico com ventos intensos que podem ultrapassar os 100 km/h. Em Maravilha, mais de 2.700 residências estão sem luz. Em Caibi, ao menos 14 casas foram destelhadas na comunidade de Linha Beira Rio, deixando 16 pessoas desalojadas.
Cidades como Cunha Porã, Cunhataí, Iraceminha, Romelândia, Santa Terezinha do Progresso, Modelo e São Miguel da Boa Vista também sofreram com queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia e destruição parcial de construções.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J