Projeto aproxima jovens da rede municipal do Poder Legislativo e estimula a participação cidadã
 Foto: PMTB
																		Foto: PMTB
																	A Câmara de Vereadores de Tubarão realizou, nesta quinta-feira (30), a Sessão Solene que marcou o encerramento da primeira turma do programa “Câmara nas Escolas”, iniciativa que reconheceu os estudantes autores das melhores redações sobre o futuro da cidade.
O programa, desenvolvido pela Escola do Legislativo em parceria com a Fundação Municipal de Educação, teve como objetivo aproximar os jovens da rotina do Parlamento e despertar o interesse pela participação cidadã. A ação contou ainda com o apoio da Secretaria da Fazenda, responsável pela destinação dos equipamentos tecnológicos apreendidos pela Receita para a premiação dos alunos e das escolas.
Durante a execução do projeto, vereadores visitaram sete escolas municipais, dialogaram com estudantes do nono ano e incentivaram o debate sobre cidadania. Ao final, os alunos foram convidados a escrever redações com o tema “Por que os tributos são importantes para o futuro da nossa cidade?”.
Cerca de 140 estudantes participaram da atividade, com textos avaliados por uma banca composta por representantes da Câmara, da Fundação Municipal de Educação, da Secretaria da Fazenda e da Acatul.
Na solenidade de encerramento, foram premiados os sete alunos que se destacaram na produção das redações:
1º lugar – Lara Rocha Mangrich (E.M.E.B. Arino Bressan)
2º lugar – Isabely Mendes Leal (E.M.E.B. São Martinho)
3º lugar – Larissa Silveira Rodrigues (E.M.E.B. São Judas Tadeu)
4º lugar – Paulo Antonio Magner Geraldi (E.M.E.B. João Hilário de Melo)
5º lugar – Enzo Crescêncio Goulart (E.M.E.B. Professora Maria Emília Rocha)
6º lugar – Bruna Nasário da Rosa (E.M.E.B. Manoel Rufino Francisco)
7º lugar – Alice Puhl Corrêa (E.M.E.B. João Paulo I)
O evento contou com a presença do prefeito Estêner Soratto, do vice-prefeito Denis Matiola, da diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação, Marlise Gisela Nunes, do secretário da Fazenda, Heitor Wesing Júnior, e do conselheiro estadual de Educação Felipe Felisbino, além dos vereadores e familiares dos alunos.
O vereador Nilton de Campos, presidente da Escola do Legislativo, destacou o envolvimento das escolas e o impacto positivo da iniciativa. “O programa Câmara nas Escolas é uma das formas mais bonitas de aproximar o Poder Legislativo da comunidade. Ver esses estudantes refletindo sobre cidadania e política com tanta maturidade mostra que estamos ajudando a formar cidadãos mais conscientes e participativos”, afirmou.
O presidente da Câmara, vereador Felippe Tessmann, também ressaltou o papel transformador do projeto. “A educação é a base de toda mudança. Quando levamos o Legislativo para os jovens, mostramos que política é, antes de tudo, serviço e compromisso com a cidade. É gratificante ver o interesse deles em entender e participar desse processo”, destacou.
O “Câmara nas Escolas” integra as ações permanentes da Escola do Legislativo e deve ter novas edições em 2026, ampliando o número de escolas participantes e fortalecendo o vínculo entre o Parlamento e a comunidade escolar.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.