Ação integrada investiga rede de tráfico e lavagem de dinheiro com atuação em cinco estados
A Polícia Civil de Santa Catarina participou nesta terça-feira (5) da Operação É Tetra, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/SC) para desarticular uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Em Tubarão, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos com o apoio da Polícia Federal e demais forças de segurança.
Ao todo, 35 mandados foram expedidos em Santa Catarina, com ações também nas cidades de Criciúma, Içara, Balneário Camboriú, Camboriú, São Francisco do Sul, Campo Alegre, Penha, Itapema e na Grande Florianópolis. Fora do estado, a operação se estendeu ao Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.
A investigação começou em setembro de 2023, após a prisão de um foragido da operação "Trinca de Ases". A partir de dados coletados, foi descoberta uma estrutura criminosa complexa, que usava empresas e pessoas físicas para lavar o dinheiro do tráfico. Em abril de 2024, um dos membros do grupo foi preso com 33 quilos de cocaína.
A Justiça determinou o bloqueio de bens e valores dos investigados e das empresas de fachada até o limite de R$ 35 milhões. A operação segue em andamento e, até o momento, não há confirmação oficial de prisões em Tubarão. A FICCO/SC é composta por agentes da Polícia Civil, Polícia Federal e Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.