Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
05/05/2025 18h30

Operações de fiscalização ambiental apreendem mais de 230 animais silvestres em Santa Catarina

63 foram apreendidas por ausência de anilhas ou sinais de maus-tratos em Imbituba

Foto: reprodução/IMA

Durante o mês de abril, operações de fiscalização ambiental realizadas em diferentes municípios de Santa Catarina resultaram na apreensão de mais de 230 animais silvestres. As ações contaram com o apoio da equipe do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio da Gerência de Biodiversidade e Florestas (Gebio), em parceria com o IBAMA, a Polícia Militar Ambiental (PMA) e órgãos municipais.



A primeira operação foi realizada no entorno do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, abrangendo os municípios de Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e São Bonifácio. Nessa ação, 101 aves foram apreendidas, sendo 86 nativas e 15 exóticas.



Em Itapema, após uma denúncia anônima, fiscais do IMA atuaram com apoio da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FACCI). A operação teve como alvo, agropecuárias que comercializavam animais sem autorização e criadores amadores suspeitos de envolvimento com o tráfico de fauna. Foram apreendidas 25 aves e um tigre-d’água.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já em Imbituba, outra denúncia levou os fiscais até um criadouro clandestino especializado na venda de aves exóticas. Com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Polícia Militar, os agentes encontraram 107 aves no local. Dessas, 63 foram apreendidas por ausência de anilhas ou sinais de maus-tratos. 



Todos os animais resgatados foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS), mantido pelo IMA em Florianópolis, ou para clínicas veterinárias parceiras, onde passam por avaliação e cuidados especializados.



“As ações fazem parte do calendário anual de fiscalização de fauna da Gebio e continuam sendo executadas em diversas regiões do estado, com o apoio dedicado da nossa equipe. A repressão ao tráfico de animais silvestres é essencial para a preservação da biodiversidade e o combate aos maus-tratos”, afirmou o gerente de Biodiversidade e Florestas do IMA, Felipe Ciola.



A atuação conjunta entre os órgãos ambientais, forças de segurança e a população é fundamental para o sucesso dessas ações e para o fortalecimento da cultura de respeito e cuidado com o meio ambiente.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J 


Fonte: Redação / Governo do Estado
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.