Ação reforçou o combate à violência contra idosos e contou com apoio de outras forças de segurança em todo o estado
Foto: PMSC
Durante todo o mês de outubro, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou a Operação Virtude, uma grande mobilização voltada ao combate da violência contra pessoas idosas em todo o estado. O balanço divulgado nesta terça-feira (4) revelou os resultados expressivos da iniciativa, que alcançou quase 400 mil pessoas em ações educativas e resultou em 71 prisões em flagrante.
A operação promoveu 62 ações de panfletagem, 140 atividades em mídia digital, 141 palestras e diversas visitas a idosos, reforçando o compromisso da corporação com a conscientização e a proteção dos direitos da pessoa idosa. Além de disseminar informações sobre prevenção e canais de denúncia, a PMSC realizou atendimentos diretos, alcançando mais de 600 vítimas e resgatando 18 idosos em situação de risco.
As ações também tiveram impacto direto no enfrentamento aos agressores. Ao longo da operação, foram registrados 381 boletins de ocorrência, 20 prisões de pessoas com mandados em aberto e 302 medidas protetivas de urgência expedidas para garantir a segurança das vítimas.
O ponto alto da Operação Virtude aconteceu no dia 22 de outubro, o chamado “Dia D”, que marcou o esforço conjunto de diferentes forças de segurança — Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica e Polícia Penal — em uma ação integrada no município de Joinville.
Para o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, a iniciativa representa mais do que uma operação policial. “Nossa missão vai além do combate ao crime. Esta operação reflete a nossa responsabilidade social em proteger quem mais precisa. A dignidade dos nossos idosos é inegociável. É nosso dever garantir que eles vivam em um ambiente seguro, livre de ameaças. A Polícia Militar estará sempre próxima do cidadão, agindo com inteligência e acolhimento”, destacou.
As denúncias de violência contra idosos podem ser feitas pelo Disque 100, pelo telefone 190, pelo aplicativo PMSC Cidadão ou diretamente junto ao Conselho do Idoso e às Secretarias de Assistência Social de cada município.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.