Mandados de busca foram cumpridos em Criciúma e Ibirama pelo Gaeco nesta terça-feira (26)
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou, nesta terça-feira (26), a operação Expurgo II contra um homem suspeito de induzir mães a produzirem cenas de exploração sexual dos próprios filhos em Santa Catarina. O investigado foi alvo de mandado de busca e apreensão.
A ação, coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), tem como foco combater a produção e o armazenamento de material de violência sexual contra crianças e adolescentes no estado. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, em Criciúma, no Sul, e em Ibirama, no Vale do Itajaí, expedidos pela Justiça de Rio do Sul.
As investigações tiveram início a partir de informações repassadas pela Polícia Federal, por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CGCIBER). Conforme a apuração, o suspeito armazenava arquivos de exploração e buscava contato com mães para a produção do material.
De acordo com o Gaeco, a operação segue em andamento para confirmar o envolvimento dos investigados e identificar outros possíveis integrantes da rede criminosa.
A Expurgo II é um desdobramento da primeira fase da operação, deflagrada em junho deste ano, quando quatro pessoas foram presas em flagrante e dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diferentes cidades de Santa Catarina. Desde então, o trabalho busca frear a atuação de criminosos que armazenam e compartilham esse tipo de conteúdo na internet.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.