Órgão alerta para deslizamentos em áreas elevadas e ribeirinhas em razão do solo encharcado
A chuva registrada nos últimos dias em Santa Catarina, e que segue nesta sexta-feira (22), vem causando estragos em cidades de diferentes regiões do Estado. Há ocorrências, por exemplo, de deslizamentos de terra, alagamentos de ruas e enchentes no Médio Vale do Itajaí, Blumenau, Benedito Novo e Timbó.
As chuvas constantes começaram a preocupar alguns moradores da região, principalmente sobre o nível do Rio Tubarão. Em Imbituba e Pescaria Brava, por exemplo, foram registrados durante essa semana alguns deslizamentos e algumas casas foram invadidas pelos alagamentos.
De acordo com Anderson Martins, coordenador da Defesa Civil da região, o nível do rio não preocupa. “Ele está com uma vazão muito boa, não temos preocupação. Para nós o que preocupa são as áreas elevadas, ribeirinhas, onde o solo se encontra encharcado, deslizamentos pontuais nessas áreas podem acontecer. Tivemos alguns problemas pontuais em Imbituba em razão da insuficiência de drenagem, mas nenhum risco ou prejuízo alto”, destaca.
Para as próximas horas, a intensidade da chuva será de moderada a forte, com descargas elétricas, alagamentos pontuais e risco de deslizamento para as regiões do Litoral Norte, Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí. Ocorrências ligue 199 ou 193.