Segunda, 27 de maio de 2024
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
24/02/2024 10h55

Mais estragos em Laguna. Estação Ferroviária do Campo de Fora é deteriorada, novamente

Sem vigilância e sem utilização, prédios, reformados recentemente pelo IPHAN, já não tem mais condições de uso

Na manhã deste sábado (24) um homem foi flagrado retirando material metálico pela cobertura de um dos prédios da Estação Ferroviária do Bairro Campo de Fora, em Laguna. O conjunto de prédios históricos foi reformado pelo IPHAN (Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional) e deveria ser gerido pela SPU (Secretaria de Patrimônio da União). 

O imóvel integra o patrimônio da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), e por estar na condição de bem não operacional, foi por muitos anos cedido à prefeitura de Laguna. Em razão da importância histórica e arquitetônica deste conjunto edificado, sobretudo, no contexto do patrimônio ferroviário brasileiro, bem como, por sua proximidade com o Centro Histórico da cidade, tombado em âmbito nacional, foi incluído na lista de imóveis que integram o patrimônio da execução pelo Iphan.

O fato é que está abandonado desde a entrega da reforma e muito já foi depredado.

A parte elétrica tem que ser toda refeita. Há registros de danos aos banheiros e em várias salas.

O registro de hoje é mais um que comprova que o local deverá ser totalmente reformado novamente se houver intenção de utilizá-lo.

 



Confira, abaixo, o vídeo feito por um leitor, que está no Instagram do HoraHiper.










 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE





Em 14 de agosto do ano passado, o Portal Hora Hiper já havia denunciado o estado lamentável do imóvel. Desde então, ouvindo autoridades municipais e representantes do IPHAN, a informação é que a SPU não autoriza o uso da Estação pelo município e tampouco toma alguma atitude no sentido de segurança

Vídeo recebido na redação de Hora Hiper.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.