Segunda, 29 de abril de 2024
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
16/04/2024 07h21

Garopaba decreta situação de emergência devido às fortes chuvas

Não há o registro de desabrigados em Garopaba, apenas danos materiais

Foto: Prefeitura de Garopaba

Devido aos danos provocados pelas chuvas que atingiram a cidade neste fim de semana, a Prefeitura de Garopaba declarou situação de emergência no município, com a publicação do Decreto Nº 094/2024. Fica, então, autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de respostas necessárias à redução dos efeitos causados pelas chuvas. A medida é válida para o prazo de 90 dias, e pode ser prorrogada por igual período caso haja necessidade. 

Durante toda esta segunda-feira (15), equipes do Grupo de Resposta e Ação Coordenada (GRAC) foram deslocadas para as áreas mais afetadas, para minimizar os impactos causados na cidade. As operações incluíram a limpeza e manutenção de vias, reparos de buracos, recolhimento de entulhos, desobstrução de redes de drenagem, além de vistorias de morros e encostas, para evitar novos deslizamentos.  Em algumas casas, foi instalada uma bomba de sucção para drenagem da água.  

As áreas de risco mapeadas receberam visita para orientar os cidadãos novamente. Destaca-se também que não há o registro de desabrigados em Garopaba, que são aqueles que estão sob responsabilidade do município em abrigos públicos. No entanto, algumas famílias ficaram desalojadas. "É um número difícil de precisar, já que as pessoas saem de suas casas e vão para a casa de parentes, alguns por conta própria, outros com nosso suporte", ressalta o diretor de Defesa Civil de Garopaba, Guilherme Lima. 

A previsão do tempo para esta terça-feira (16) é de chuvas isoladas, com uma queda de temperatura. Para quem precisar de alojamento e/ou comunicar situações de risco com infraestrutura, como alagamentos e inundações, ligue para o GRAC e Defesa Civil, no 32548199. Resgate de famílias, ligue para o Corpo De Bombeiros Militar, no 193.  Entre em contato quando for necessário.  Faça uma auto análise do risco, para que as medidas sejam eficazes para preservar a vida. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Educação

Ao longo desta segunda-feira (15), todas as unidades escolares públicas receberam manutenção de limpeza, e foram realizadas vistorias na infraestrutura. Como tudo está dentro da normalidade, ficou decidido o retorno das aulas, nesta terça-feira (16), na Rede Municipal de Garopaba, incluindo a Escola Municipal de Esporte. O transporte escolar está confirmado. Qualquer dúvida, recomenda-se que os pais e familiares dos estudantes entrem em contato com a equipe de direção da instituição escolar.



Saúde

O Garopaba Pronto Atendimento (GPA) 24h segue com o fluxo de pacientes e de consultas, assim como todos os serviços essenciais da Secretaria de Saúde. A única exceção é no transporte de Saúde, que ainda permanece suspenso no sentido Norte, em direção à Florianópolis, por conta da interdição do trânsito na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça. A partir desta terça-feira (16), a equipe entrará em contato com os pacientes que foram afetados por essa condição, para agendar nova data. 



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApphttps://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.