Bebês estavam no colo de passageiros e uma criança foi encontrada sem cinto no banco da frente durante fiscalização
Divulgação PRF
Durante uma fiscalização com apoio de drone na BR-282, a Via Expressa, em Florianópolis, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou diferentes situações de risco envolvendo crianças dentro de veículos. Em dois casos, bebês estavam no colo de passageiros. Em outro, uma criança estava sozinha no banco da frente e sem cinto de segurança.

A fiscalização também identificou outras condutas perigosas. Uma mulher foi vista deitada no banco dianteiro de um veículo, enquanto o motorista dirigia sem cinto e mexia no celular. As situações chamaram a atenção da PRF para comportamentos que podem aumentar significativamente o risco de ferimentos em caso de acidente.

A orientação é que crianças sejam sempre transportadas com o equipamento de segurança adequado para a idade e o tamanho. Em uma colisão, a força do impacto pode lançar a criança para a frente, e mesmo um adulto usando cinto não teria força suficiente para segurá-la no colo. O corpo do próprio adulto também pode atingir a criança durante o impacto.

O transporte de criança sem o equipamento de segurança adequado é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mais do que evitar uma multa, a PRF reforça que o uso correto dos equipamentos pode fazer a diferença para evitar ferimentos graves e preservar vidas.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.