A operação apura crimes de corrupção, fraude em licitação, lavagem de dinheiro
O ex-secretário de turismo Ed Pereira foi preso na manhã desta quarta-feira (29), na segunda fase da Operação Presságio, que investiga a denúncia de poluição ambiental em Florianópolis. O ex-assessor do político, Rene Raul Justino, também foi detido.
Procurada, a defesa de Pereira, feita pelo advogado Claudio Gastão da Rosa Filho, disse que o cliente ficou em silêncio em interrogatório nesta manhã, mas que pretende prestar esclarecimentos quando tiver acesso ao conteúdo da investigação. O advogado Pedro de Queiroz, que defende Justino, disse entender que a operação é igualmente arbitrária e ilegal (leia as notas mais abaixo).
Outras duas pessoas também foram presas nesta manhã. A Polícia Civil também cumpre nove mandados de busca e apreensão, em Florianópolis, Palhoça, na Grande Florianópolis, e Balneário Camboriú, no Litoral Norte.
Investigação
A investigação, que começou em 2021, partiu de uma denúncia de que uma empresa de coleta de lixo terceirizada, contratada com dispensa de licitação, teria cometido poluição ambiental na cidade. Na primeira fase eram apurados os crimes de corrupção, fraude em licitação, lavagem de dinheiro.
Os trabalhos desta manhã são coordenados pela Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Crimes contra as relações de Consumo (DCAC) a Diretoria Estadual de Investigação Criminal (Deic).
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J