Quinta-feira, 04 de dezembro de 2025
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
26/11/2025 18h05
Por: Isabel Silva

Corpo de Bombeiros dá dicas de segurança para curtir cachoeiras neste verão

Orientações incluem cuidados com pedras, correntezas e trombas d’água

Foto: Ilustrativa/ Envato

Com a chegada do verão, muitos catarinenses buscam refrescar-se nas cachoeiras, mas é preciso atenção para garantir a diversão com segurança. Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros divulgou um vídeo com orientações essenciais para quem pretende aproveitar esses locais naturais.

Entre as principais recomendações estão entrar devagar na água, com os pés primeiro, e permanecer em áreas consideradas seguras. As pedras podem ser escorregadias, e os buracos entre elas representam risco de prender os pés ou causar acidentes graves. O órgão alerta ainda para evitar pular de pedras e jamais se lançar de cabeça, já que a profundidade da água e a presença de troncos ou pedras submersas são imprevisíveis.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Corpo de Bombeiros reforça ainda que, em caso de mudança repentina do tempo ou aumento do volume da água, é fundamental sair imediatamente da cachoeira. Trombas d’água podem surgir rapidamente, tornando o ambiente extremamente perigoso. Ao ser arrastado pela correnteza, a orientação é não lutar contra a água, seguir o fluxo com os pés à frente e buscar a margem para evitar choques contra obstáculos.

Em situações de afogamento, a recomendação é não entrar na água: jogue um objeto que flutue e acione ajuda. Apenas profissionais treinados devem tentar resgates. Quem estiver em perigo deve manter a calma, flutuar e acenar pedindo socorro.

O Corpo de Bombeiros reforça que é possível se divertir, mas sempre com responsabilidade e atenção. “Na dúvida, é melhor não arriscar”, alertam os bombeiros, lembrando que pequenos cuidados podem salvar vidas.










 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.