Quarta-feira, 04 de março de 2026
Buscar
Fechar [x]
POLÍTICA
04/03/2026 19h40

'Eca Digital': Redes sociais de menores de 16 anos terão que ser ligadas às contas dos pais

Mudança começa ainda neste mês

Foto: Freepik/Ilustrativa.

As redes sociais passarão por uma atualização a partir de 17 de março, quando crianças e adolescentes com menos de 16 anos deverão vincular suas contas às de pais ou responsáveis. A medida faz parte do “ECA Digital”, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cria regras mais rígidas para proteger menores no ambiente digital.



A lei obriga plataformas a verificar a idade real dos usuários, restringindo acesso a conteúdos impróprios e serviços como apostas, entrega de bebidas alcoólicas, cigarros e produtos eróticos. Serviços de streaming e buscadores terão de oferecer controles parentais, perfis infantis e mecanismos de bloqueio, enquanto jogos com “loot boxes” deverão impedir acesso de menores ou oferecer versões sem recompensas.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para fiscalizar, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) se transforma em agência reguladora, com poder de criar regras, aplicar sanções e fiscalizar empresas. A legislação também prevê a criação da Carreira de Regulação e Fiscalização de Proteção de Dados, com 200 vagas de concurso público para reforçar a fiscalização. A regulamentação detalhada será publicada por decreto.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.