Ao todo, 361 casas foram afetadas, e 113 moradores precisaram deixar seus lares.
Foto: Ivanir Muller e Evanildo Pauli/Arquivo pessoal
Na tarde desta segunda-feira (24), Santa Catarina segue lidando com os impactos das chuvas intensas que atingem o estado desde sábado (22). Segundo a Defesa Civil, ao menos 25 municípios registraram alagamentos, danos em residências e interrupções de serviços. Ao todo, 361 casas foram afetadas, e 113 moradores precisaram deixar seus lares.
Em Itajaí, o canal de acesso ao Porto chegou a ser fechado durante a manhã por causa dos ventos fortes e só foi reaberto às 16h20, após nova avaliação da Marinha.
No Vale do Itajaí, Luiz Alves é uma das cidades mais atingidas, com vários pontos de alagamento. As aulas foram suspensas no período da tarde e um abrigo foi aberto preventivamente. A cidade também registrou o maior acumulado de chuva em 24 horas no estado: 181,6 milímetros, superando a média histórica de chuva para todo o mês de novembro.
Outros municípios decretaram situação de emergência, como Ibirama, Petrolândia e Lontras, no Vale do Itajaí, além de Massaranduba, no Norte. Em Joinville, diversos bairros amanheceram alagados. Oito pessoas ficaram desabrigadas e cerca de 100 moradores estão desalojados.
A Defesa Civil também registrou prejuízos causados por granizo em pelo menos 20 municípios, além de chuvas intensas em cidades do Norte e Litoral. Na lista de estragos estão desde casas alagadas até danos estruturais, queda de árvores e problemas na rede elétrica.
A previsão indica permanência de chuva intensa no Litoral Norte e no Vale do Itajaí ao longo do dia, com risco para alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Em outras regiões, podem ocorrer temporais isolados com ventos fortes e descargas elétricas.
O órgão reforça orientações de segurança: evitar atravessar áreas alagadas, não dirigir em vias inundadas, permanecer longe de janelas e estruturas frágeis durante as rajadas de vento e acionar o 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil) em caso de emergência.
O mau tempo também afeta estados vizinhos, como Paraná e Rio Grande do Sul, onde temporais e granizo causaram estragos significativos, feridos e milhares de casas danificadas.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.