Aldanísio Paiva e Regina Belo, de 50 anos, foram detidos no Ceará. Com chaves pix parecidas com as originais, eles receberam transferências que ajudariam a vítimas no Sul
Um casal de atores de Fortaleza (CE) foi preso na manhã da última quinta-feira (13) por suspeita de desviar doações destinadas ao resgate de animais durante as chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. A Polícia Civil identificou os suspeitos após uma investigação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), que integra a Força-Tarefa Cyber contra estelionatos e fake news relacionados às inundações no estado.
De acordo com o delegado Eibert Moreira Neto, diretor da Divisão de Investigação Criminal do Deic, o casal criava chaves Pix semelhantes às de campanhas reais. “Inclusive, duas pessoas cujas chaves Pix foram forjadas são influencers com muitos seguidores nas redes sociais, que defendem a causa animal”, afirmou o delegado.
A investigação revelou que o casal criou 234 chaves Pix falsas, sendo cerca de 50 apenas em maio. Eles alteravam apenas um dígito da chave original e direcionavam os valores para contas abertas com documentos falsos. Os suspeitos contavam com erros das pessoas ao realizar as doações via Pix.
Os nomes dos suspeitos não foram divulgados oficialmente, mas, segundo o portal GZH, tratam-se de Aldanísio Paiva e Regina Belo, ambos de 50 anos. Eles residem em Fortaleza, onde a polícia cumpriu um mandado de busca e apreendeu documentos falsos.
Policiais civis do Rio Grande do Sul viajaram mais de 4 mil quilômetros para efetuar a prisão preventiva do casal, decretada pela Justiça.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J