Treinamento internacional com foco em inspeções subaquáticas reforça segurança portuária em Santa Catarina
O Porto de Imbituba foi palco, na última quinta-feira (2), de um treinamento internacional de combate ao tráfico de drogas, promovido pela Polícia Federal, por meio do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) de Florianópolis. A atividade contou com a participação de forças policiais da Argentina e de Portugal, além de equipes especializadas de mergulho de Santa Catarina.
O exercício teve como foco a realização de inspeções subaquáticas em cascos de navios, utilizando equipamentos de alta tecnologia pertencentes ao Porto. A iniciativa visa qualificar as equipes para identificar compartimentos ocultos usados pelo crime organizado para o transporte internacional de drogas.
A troca de experiências entre os países fortaleceu o intercâmbio de técnicas e estratégias, com o uso de recursos empregados em operações reais na Europa e América do Sul. O treinamento também reforça o papel do Porto de Imbituba como referência em segurança portuária no Brasil.
A ação integra um conjunto de medidas adotadas para ampliar o controle nas fronteiras marítimas brasileiras e intensificar o combate ao tráfico internacional de entorpecentes.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.