Ação aconteceu após consumidores passarem mal ao ingerirem alimentos de origem animal
Uma operação de fiscalização conjunta, deflagrada por solicitação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Jaguaruna, resultou na apreensão de aproximadamente mil quilos de alimentos de origem animal considerados impróprios para o consumo. A ação, que envolveu a Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, com o apoio da Polícia Militar (PM) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), culminou na interdição de um açougue situado em um supermercado no bairro Camacho, em Jaguaruna.
A medida drástica foi motivada pelo acompanhamento da situação do estabelecimento ao longo do último mês pelo MPSC, conforme explica a Promotora de Justiça Elizandra Sampaio Porto, titular da 1ª Promotoria de Jaguaruna. Um inquérito civil já havia sido instaurado para investigar irregularidades que representam um risco à saúde dos consumidores. O mesmo açougue já havia sido interditado em 2024, retomando suas atividades após supostas adequações às normas sanitárias.
Contudo, o MPSC recebeu, nas últimas semanas, notificações das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica de Jaguaruna sobre diversas denúncias de consumidores que alegaram problemas de saúde após o consumo de produtos de origem animal adquiridos no local. Relatos indicam que alguns consumidores necessitaram de atendimento médico, especialmente após a ingestão de carne. Um caso específico chamou a atenção, envolvendo dez membros de uma mesma família que apresentaram mal-estar.
A nova interdição e a expressiva apreensão de alimentos visam garantir a segurança alimentar da população de Jaguaruna e reforçam a atuação do Ministério Público na fiscalização de estabelecimentos que comercializam produtos de consumo. As investigações prosseguirão para apurar as responsabilidades e garantir que as normas sanitárias sejam rigorosamente cumpridas.