Mudança visa melhorar a segurança da imunização e prevenir a reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil
A partir de 4 de novembro, as famosas "gotinhas" contra a poliomielite, conhecidas como VOPb (vacina oral poliomielite bivalente), serão substituídas por doses injetáveis (VIP – vacina inativada poliomielite) em todo o país. A mudança, recomendada pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem e prevenir o aparecimento do poliovírus derivado vacinal (VDPV).
Essa alteração foi discutida em uma reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e inclui a participação de diversas entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Em Tubarão, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a adoção do novo calendário, que estabelece a vacinação aos 2, 4 e 6 meses de idade, com um reforço aos 15 meses. As gotinhas continuam até o dia 27 de setembro, e haverá uma pausa antes da implementação total do novo método.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J