Sábado, 14 de junho de 2025
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
09/06/2025 15h15

Vacinação contra o sarampo é antecipada para crianças de 6 a 11 meses em Tubarão

A medida segue recomendação do Ministério da Saúde

Foto: reprodução

Começa a ser aplicada hoje, pela Secretaria de Saúde de Tubarão, a Dose Zero da vacina contra o sarampo, voltada a crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias de idade. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde e tem como objetivo antecipar a proteção diante do aumento expressivo de casos da doença nas Américas. A antecipação busca evitar a reintrodução do vírus no Brasil, que já havia conquistado o status de área livre do sarampo.



De acordo com os dados mais recentes, até a 16ª semana epidemiológica de 2025, foram registrados 2.325 casos da doença nas Américas — um aumento de 11 vezes em relação ao mesmo período do ano passado. Casos foram confirmados na Argentina, Belize, Bolívia, Canadá, México, Estados Unidos e também no Brasil.



A Dose Zero é uma medida preventiva adotada em cenários de risco aumentado de exposição ao vírus. Ela oferece uma proteção precoce e temporária, mas não substitui as doses previstas no calendário nacional de vacinação, que devem seguir normalmente aos 12 e 15 meses de idade.



“O início da aplicação da Dose Zero é uma medida preventiva importante para proteger nossas crianças diante do aumento de casos nas Américas. A antecipação ajuda a evitar a reintrodução do sarampo no país”, destaca o secretário de Saúde, Otávio Piva.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crianças de 6 a 8 meses e 29 dias devem receber a vacina Dupla Viral (sarampo e rubéola), que será aplicada exclusivamente na sala de vacina central da Policlínica, das 7h30 às 19 horas, com distribuição de senhas até as 18h30.



Crianças de 9 meses a 11 meses e 29 dias receberão a vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), disponível em todas as unidades de saúde com sala de vacinação.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.