O bairro Santo Antônio de Pádua, que já registra 44 focos do mosquito, recebe nesta quinta-feira (8) ação de pulverização
Tubarão chegou nesta semana à marca de 446 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, segundo a nova atualização das equipes do Núcleo de Combate às Endemias e da Vigilância Epidemiológica. O aumento acendeu o alerta das autoridades de saúde, que intensificam medidas de controle nos bairros com maior incidência — entre eles, o Santo Antônio de Pádua, que recebe nesta quinta-feira (8) uma ação de pulverização.
Com 142 focos, o bairro Oficinas lidera a lista das localidades mais afetadas, seguido pelo Centro e Vila Esperança (ambos com 62), Santo Antônio de Pádua (44), Dehon (24), Humaitá de Cima (19), Humaitá (18), Vila Moema (17), entre outros. Os dados refletem um avanço expressivo da presença do mosquito na cidade.
Além dos focos, o número de notificações de casos suspeitos também subiu para 118. Desses, oito foram confirmados como autóctones — ou seja, contraídos dentro do próprio município —, 104 foram descartados e seis seguem em análise.
Diante desse cenário, o bairro Santo Antônio de Pádua será alvo de pulverização com inseticida em dois momentos do dia: às 5h30 e às 18h. A medida segue protocolo do Ministério da Saúde e será aplicada em um raio de 150 metros ao redor da residência de uma paciente com caso confirmado. A ação, no entanto, está condicionada a condições climáticas favoráveis.
“A pulverização é uma medida complementar e emergencial, voltada para a eliminação do mosquito adulto em áreas com casos confirmados. Seguimos protocolos técnicos específicos, incluindo horários estratégicos para aplicação, garantindo maior eficácia do inseticida”, explica o coordenador do Programa de Endemias, Hélio de Oliveira Júnior.
O secretário de Saúde, Otávio Piva, reforça que o apoio da população é indispensável. “Estamos intensificando as ações de controle, mas cada morador pode fazer a diferença ao eliminar focos dentro de casa. É um trabalho conjunto que exige atenção e cuidado diário.”
A Prefeitura segue com visitas domiciliares, monitoramento e orientações à população. Para denúncias de possíveis focos, estão disponíveis o telefone (48) 3621-9051, o e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br e o atendimento presencial no Facilita Tubarão, localizado na Rua Teresa Cristina, 236 – Oficinas.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J