Entre as crianças de 2 a menores de 6 anos, o índice é de apenas 1,18% da meta
A cobertura vacinal contra a Influenza segue muito abaixo do ideal em Tubarão, principalmente entre os grupos mais vulneráveis, como crianças pequenas, gestantes e idosos. Até o momento, o número de doses aplicadas preocupa as autoridades de saúde e está distante da meta estabelecida.
A expectativa é vacinar 90% do total de pessoas pertencentes aos grupos prioritários, o que representa 31.663 indivíduos. No entanto, os dados parciais mostram que apenas 5,85% das crianças de 6 meses a menores de 2 anos foram vacinadas, o equivalente a 116 doses. Entre as crianças de 2 a menores de 6 anos, o índice é ainda menor: apenas 1,18%, com 80 doses aplicadas.
Entre os idosos, a cobertura também segue baixa, com 12,38% vacinados — um total de 2.715 doses aplicadas. Já entre as gestantes, o índice alcançou apenas 9,68%, com 96 doses aplicadas até o momento.
A vacina está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde de Tubarão, além da Policlínica Central, que funciona com horário estendido das 7h30 às 19 horas, com distribuição de senhas até as 18h30.
A partir deste ano, a vacina contra a gripe passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos e gestantes. Também fazem parte do grupo prioritário profissionais da saúde, professores, puérperas, caminhoneiros, integrantes das Forças de Segurança, entre outros.
Para receber a dose, é necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento de identificação no caso das crianças. Já os adultos devem apresentar documento com foto e comprovante que comprove o pertencimento ao grupo prioritário.
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso da população, será realizado o “Dia D” da campanha no sábado, 10 de maio, quando as unidades de saúde funcionarão em horários diferenciados, exclusivamente para vacinação. A vacina é essencial para reduzir complicações, internações e mortes causadas pela gripe.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J