Cidade já contabiliza 768 focos do mosquito e 13 casos confirmados da doença em 2025
Tubarão segue registrando um aumento nos focos de dengue, conforme atualização divulgada nesta quarta-feira (16) pelas equipes do Núcleo de Combate a Endemias do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) da Vigilância Sanitária. Na última semana, eram contabilizados 765 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e agora o número subiu para 768.
Oficinas continua sendo o bairro com maior quantidade de focos em 2025, somando 211 registros. Em seguida aparecem o Centro, com 116 focos, Vila Esperança, com 97, e Santo Antônio de Pádua, com 72. Outras localidades do município também apresentam registros, entre elas Dehon (44), Humaitá (39), Humaitá de Cima (32) e Vila Moema (26), entre outras.
Além dos focos, o município contabiliza 154 notificações relacionadas à doença. Desses casos, 13 foram confirmados — sendo 12 autóctones, ou seja, contraídos dentro da própria cidade, e um alóctone, vindo de outra localidade. Outros 138 casos foram descartados e três permanecem em investigação, aguardando resultado de exames laboratoriais.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta à população para redobrar os cuidados no combate à proliferação do mosquito, orientando a eliminação de possíveis criadouros, como recipientes que acumulam água, limpeza de ralos e calhas, além de manter caixas d’água bem vedadas.
A população também pode contribuir denunciando locais com focos do mosquito pelo telefone (48) 3621-9051 ou pelo e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br. Conforme destaca o órgão, o combate à dengue é uma responsabilidade coletiva e atitudes simples fazem a diferença para reduzir os riscos da doença no município.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.