Informe epidemiológico também revela preocupante aumento de casos de dengue e Braço do Norte lidera em número de casos autóctones
No período de 01 de janeiro a 28 de maio de 2024, a Gerência Regional de Saúde de Tubarão registrou um total de 3027 notificações de dengue. Desses, 660 casos foram confirmados como positivos e autóctones. O último informe epidemiológico, nº 12/24, destaca o primeiro óbito por dengue na região da AMUREL, ocorrido no município de Tubarão.
O informe mostra que o pico de casos confirmados ocorreu entre as semanas epidemiológicas 16 e 17, correspondendo à segunda quinzena de abril. Desde então, observa-se uma tendência de queda nos casos. No entanto, a confirmação do primeiro óbito trouxe uma nova preocupação às autoridades de saúde locais.
Os dados por município revelam a seguinte distribuição de casos confirmados autóctones:
Braço do Norte: 539
Grão Pará: 8
Gravatal: 3
Imaruí: 1
Imbituba: 11
Laguna: 2
São Ludgero: 7
Tubarão: 89
O total de casos confirmados na região da AMUREL soma 660.
Além disso, o informe epidemiológico destacou a quantidade de focos de Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, encontrados nos municípios:
Armazém: 1
Braço do Norte: 72
Capivari de Baixo: 7
Grão Pará: 85
Gravatal: 8
Imaruí: 1
Imbituba: 147
Jaguaruna: 2
Laguna: 3
Pescaria Brava: 4
Rio Fortuna: 3
Sangão: 3
São Ludgero: 271
Tubarão: 242
O total de focos identificados na região é de 849.
As autoridades de saúde divulgaram as informações para alertar a população sobre a gravidade da situação e a necessidade de medidas preventivas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A colaboração de todos é essencial para reduzir os casos de dengue e evitar novas mortes.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J