Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
24/04/2025 10h50

Secretário de Saúde de Braço do Norte faz balanço dos primeiros 40 dias de gestão e anuncia reforço nas equipes

Contratação de novos profissionais, reforço nos estoques e ampliação de serviços estão entre as principais ações anunciadas pela pasta



Divulgação

Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (24) ao jornal Hora Hiper, da Rádio Hiperativa FM, o secretário de Saúde de Braço do Norte, Michell Sombrio, fez um balanço dos seus primeiros 40 dias à frente da pasta e anunciou medidas para reforçar o atendimento no município.





Durante a conversa, Michell destacou que foi publicada uma chamada pública para a contratação temporária de dois agentes comunitários de saúde, dois dentistas e dois auxiliares odontológicos, a fim de suprir demandas emergenciais da rede municipal.





O secretário também informou que a carência de médicos foi, em parte, resolvida com a contratação de cinco novos profissionais. Segundo ele, atualmente cada uma das unidades de saúde conta com dois médicos, além de um médico adicional atendendo na Policlínica. Um aditivo está em fase de elaboração para permitir novas contratações de médicos que atuarão de forma itinerante, conforme a necessidade de cada unidade.





Braço do Norte conta atualmente com 11 unidades de saúde, sendo 10 estruturas físicas e 12 equipes, que envolvem mais de 250 servidores, a maioria efetivos. A Secretaria de Saúde ainda é composta por órgãos como CESPI, AMENT, CEO e SAMU.

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre o abastecimento de medicamentos, o secretário reconheceu que houve momentos críticos: “Em novembro do ano passado já faltavam medicamentos, e no início deste ano, o estoque estava em torno de apenas 30%”, afirmou. O atraso na entrega por parte das empresas licitadas contribuiu para a escassez. No entanto, segundo Michell, os estoques já estão sendo recompostos e atualmente estão em cerca de 85%. A meta é regularizar totalmente o fornecimento até o final deste mês.



A aquisição dos medicamentos agora é feita com previsão mínima para três meses, como forma de evitar novas faltas. Quanto aos insumos e exames, o secretário garantiu que o abastecimento está em dia e que os contratos foram prorrogados para garantir continuidade.





Sobre rumores de uma possível greve entre os servidores da saúde, Michell minimizou os boatos. “É natural haver descontentamentos pontuais, mas até agora não houve nenhum posicionamento oficial por parte dos servidores. Isso está mais nas redes sociais do que na realidade”, disse ele, acrescentando que ainda não conseguiu visitar todas as unidades devido à alta demanda.





Entre os desafios futuros, o secretário destacou a dificuldade de encontrar especialistas, com atenção especial à necessidade de um neuropediatra. Já em relação à telemedicina, Michell comentou que a procura ainda é baixa, mas que ações de divulgação estão sendo planejadas para incentivar o uso da ferramenta.





Michell Sombrio afirmou ainda que já havia recebido convites anteriores para compor o Executivo municipal e aceitou assumir interinamente a Saúde devido à confiança e autonomia garantidas pelo prefeito Lauro Boeing Junior. Ainda não há data definida para a sua substituição no cargo.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J 



 


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.