Secretária de Saúde, Valdete Meurer Kuehlkamp, destacou em entrevista à rádio Hiperativa FM a nova ferramenta, além da estrutura da rede e ações contra a dengue
Divulgação Portal Hora Hiper
A secretária de Saúde de São Ludgero, Valdete Meurer Kuehlkamp, participou de entrevista na manhã desta terça-feira (3) ao jornal Hora Hiper, da rádio Hiperativa FM 96,7, onde apresentou as ações e os serviços da rede municipal de saúde. Segundo ela, o município conta com três unidades básicas de saúde, com duas equipes cada, um pronto atendimento 24 horas e um centro de especialidades, cuja nova unidade deve ser concluída entre os meses de março e abril.
Entre as novidades para 2026, Valdete anunciou a implantação da telepsicologia, um braço da telemedicina voltado ao atendimento em saúde mental. De acordo com a secretária, o serviço vem para auxiliar na alta demanda da população, sem substituir os atendimentos presenciais já realizados por psicólogos e psiquiatras do município. Uma sala será disponibilizada no centro de especialidades para o acesso à ferramenta.
O serviço de telepsicologia deverá funcionar oito horas por dia, de segunda a sexta-feira. O atendimento inicial será realizado por meio da plataforma digital e, caso o profissional identifique a necessidade, o paciente será encaminhado para atendimento presencial. A porta de entrada será pelas unidades de saúde, com encaminhamento e agendamento seguindo o fluxo já utilizado em outras especialidades.
Durante a entrevista, a secretária também destacou que os serviços de saúde seguem ativos mesmo no período de férias, com quase 100% dos profissionais em atividade. Em relação à dengue, o município mantém ações de combate ao Aedes aegypti, com vacinação, monitoramento de focos, capacitação de agentes de endemias e aplicação de inseticida em prédios públicos, além do reforço para que a população adote cuidados básicos de prevenção.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.