Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
08/05/2025 08h45

Santa Catarina se mobiliza para Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado e amplia para toda a população

A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que todos os municípios catarinenses abram os postos de vacinação para aplicar a dose da vacina

Fotos: Thiago Kaue / SECOM

No próximo sábado, 10, será realizado o dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe em Santa Catarina. A ação é uma parceria do Estado com os municípios, ampliando a partir dessa data  a imunização para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que todos os municípios catarinenses abram os postos de vacinação para aplicar a dose da vacina.



“Somos o segundo estado da federação com a maior cobertura vacinal com a gripe, ultrapassando os 20%, e precisamos seguir em frente. Neste dia D, o objetivo é aumentar os índices vacinais, principalmente dos grupos prioritários. As crianças, as gestantes e os idosos são os mais vulneráveis e precisam se proteger para evitar o agravamento da doença. Além disso, com a ampliação da vacinação também queremos imunizar o máximo da população para evitar a circulação do vírus no estado”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.



Além da vacina contra a gripe (influenza), em grande parte dos municípios, a população poderá aproveitar o Dia D para atualizar outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. A SES reforça a importância de levar a carteira de vacinação para conferência e registro das doses. Verifique com o seu município os locais e horários que a vacina estará sendo aplicada.



A vacinação anual é a maneira mais eficaz de se proteger contra as complicações da gripe, especialmente entre crianças, idosos e demais grupos prioritários. A campanha iniciou para essa população, um total de 3,3 milhões de pessoas. A meta é imunizar, ao menos, 90% desse público.





A dose disponível na rede pública é a trivalente, protegendo contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. 



O imunizante demora de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada. O principal objetivo da vacinação é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável que pode evoluir para formas graves e morrer em decorrência da gripe. Em 2025, Santa Catarina já registrou 353 casos da doença, a maior parte por influenza A (H1N1); e 18 mortes.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda para reforçar a proteção e ampliar a cobertura vacinal, neste ano, o imunizante foi incorporado ao Calendário de Vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos de idade ou mais, e ficará disponível ao longo de todo o ano, após a campanha.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J 


Fonte: Redação/Governo do Estado
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.