Valor foi solicitado ao Ministério da Economia
O Ministério da Saúde pediu para o Ministério da Economia um crédito suplementar de R$ 5,2 bilhões a fim de custear despesas com a pandemia de Covid-19. Sem novos recursos, o número de leitos destinados pelo governo federal a pacientes com a doença pode cair pela metade.
No pedido, o ministério argumenta que o dinheiro previsto para a saúde no orçamento da União, que aguarda votação do Congresso, já está todo comprometido, cerca de R$ 136,7 bilhões.
Em um dos documentos, o secretário-executivo do ministério, Élcio Franco, diz que são necessários "recursos para custeio de serviços de atenção especializada, especialmente leitos de UTI". Em outro, justifica a necessidade de liberação da verba. "A persistência da doença observada pela evolução da quantidade de casos produz impactos severos no Sistema Único de Saúde (SUS) que impõem a necessidade de adequar a capacidade do Estado para garantir o direito à saúde enquanto não é possível controlar a situação epidemiológica."
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/HeG3PqbYKi46U6f677uvai