Terça-feira, 24 de junho de 2025
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
21/05/2025 18h04

Garopaba investiga caso suspeito de gripe aviária em ave silvestre

O animal foi encontrado no bairro Encantada. CIDASC descarta risco de contágio humano.

Foto: reprodução / PMG

A Secretaria de Agricultura e Pesca de Garopaba se reuniu na manhã desta quarta-feira (21) com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) para discutir o caso suspeito de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma ave silvestre no município, informado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).



Segundo o secretário de Agricultura e Pesca, Fabiano Vieira, o caso investigado é em uma ave quero-quero de vida livre, que foi vista por um morador em uma propriedade localizada no bairro Encantada, que não teve contato com o animal. A CIDASC garantiu que não há risco de contágio humano e que, agora, a expectativa é pelo resultado da análise. 



"É um procedimento padrão realizado para garantir a segurança da avicultura em toda Santa Catarina. A CIDASC tem monitorado de perto todas as ocorrências no estado e explicou que o nosso município não apresenta grandes riscos de disseminação da doença, pois não há registro de criação de aves para venda. Seguimos aguardando a análise", destaca Fabiano. 



A Vigilância Epidemiológica de Garopaba foi notificada do caso suspeito na tarde desta quarta-feira (21). 



 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Situação no Brasil



O primeiro caso de gripe aviária no Brasil foi confirmado na última sexta-feira (16), em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Desde então, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) tem redobrado os cuidados para que a doença se espalhe, como a instalação de barreiras sanitárias. 



Além disso, o Ministério da Saúde descartou, nesta terça-feira (20), o caso suspeito de Influenza Aviária em um trabalhador da granja de Montenegro, no mesmo local onde foi identificado o foco da doença em aves. A Fiocruz confirmou que o teste para a doença deu negativo. Neste momento, não há outros casos suspeitos ou em investigação no Brasil.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J  


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.