Mais de 1 milhão de pessoas serão contempladas anualmente
A partir de sexta-feira, 14, o programa Farmácia Popular passou a distribuir gratuitamente todos os itens oferecidos, incluindo medicamentos e fraldas geriátricas, em farmácias credenciadas. A medida, anunciada pelo Ministério da Saúde, promete beneficiar mais de 1 milhão de pessoas anualmente, que antes precisavam pagar uma coparticipação para acessar esses produtos.
Além dos medicamentos para diabetes, hipertensão e asma, agora fraldas geriátricas são oferecidas sem custo para pessoas com 60 anos ou mais, ou com mobilidade reduzida, como pacientes acamados e cadeirantes. Outro destaque é a inclusão da dapagliflozina, medicamento utilizado para tratar diabetes associado a doenças cardiovasculares.
Desde julho de 2024, 95% dos itens disponíveis no Farmácia Popular já são distribuídos gratuitamente. A iniciativa inclui remédios para diversas condições, como colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, entre outros, além de absorventes higiênicos para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual.
Como retirar os produtos
Para retirar os medicamentos ou fraldas, o paciente deve apresentar:
• Documento oficial com foto e CPF;
• Receita médica válida, do SUS ou particular.
Caso o paciente não possa comparecer pessoalmente, um representante legal pode retirar os itens, desde que leve a receita e a documentação necessária, como uma procuração.
Credenciamento de farmácias
O Ministério da Saúde também retomou o credenciamento de farmácias privadas para o programa, com o objetivo de ampliar a cobertura para mais municípios. Atualmente, o Farmácia Popular está disponível em 86% das cidades brasileiras, com mais de 31 mil farmácias credenciadas.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J