Vacinação será das 8h às 17h em nove unidades de saúde, com atendimento estendido e dose liberada para todas as idades
A Prefeitura de Braço do Norte promove neste sábado, 10 de maio, o Dia D de Vacinação contra a Gripe (Influenza). A mobilização contará com nove unidades de saúde abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, facilitando o acesso da população. A principal novidade é que a vacina agora está liberada para todas as faixas etárias, não sendo mais restrita aos grupos prioritários.
A campanha tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e proteger a comunidade contra complicações graves causadas pela gripe, como pneumonias e hospitalizações. A vacinação estará disponível nas unidades de saúde dos bairros: São Francisco, Policlínica, Sertão do Rio Bonito, Rio Bonito, Nossa Senhora de Fátima, São Basílio, União, Travessão e Floresta.
Até o dia 6 de maio, apenas 2.483 pessoas haviam sido vacinadas em Braço do Norte, o que corresponde a 23,25% da meta entre os grupos prioritários. A meta do município é vacinar pelo menos 95% da população para garantir a chamada imunidade coletiva e evitar a propagação do vírus.
De acordo com o prefeito Laurinho Boeing, agora que a vacina está acessível a todos, é hora de ampliar a adesão. “Vacinar-se é um ato de cuidado com a própria saúde e também com a dos outros. Precisamos garantir que nossa comunidade esteja protegida”, ressaltou.
O secretário de Saúde, Michell Sombrio, destaca o empenho das equipes para atender com qualidade. “Todas as unidades envolvidas estão preparadas com estrutura e pessoal para atender a população com agilidade e segurança. Vacinar é a forma mais eficaz de evitar complicações causadas pela gripe.”
Nesta semana, o Hospital Santa Teresinha emitiu um alerta sobre a superlotação da unidade, principalmente devido ao aumento de casos de doenças respiratórias. A vacinação, segundo a Secretaria de Saúde, é uma das principais ferramentas para aliviar a pressão sobre os serviços hospitalares.
Quem pode se vacinar?
Toda a população, exceto pessoas alérgicas a ovo e aquelas que estiverem com febre no dia da aplicação.
O que levar?
Documento com CPF e caderneta de vacinação.
A Prefeitura reforça o convite para que todos participem do Dia D e ajudem a fortalecer a prevenção no município. A proteção está a uma dose de distância.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J