Sexta-feira, 22 de maio de 2026
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
22/05/2026 15h35
Por: Redação

Com baixa adesão e alta nos atendimentos, Capivari de Baixo e Gravatal reforçam vacinação contra a gripe

Nenhum dos grupos prioritários passou de 50% de cobertura em Capivari, enquanto Gravatal registra apenas 36% de imunizados; cidades estendem horários para atrair a população

Foto: Joédson Alves /Agência Brasil

As secretarias de Saúde de Capivari de Baixo e Gravatal emitiram alertas diante da baixa procura pela vacina trivalente contra a Influenza. O cenário de pouca adesão acendeu o sinal de alerta nas administrações municipais, que associam a falta de proteção ao aumento de casos e à consequente sobrecarga nos serviços de atendimento médico da região.



Até o momento, a imunização segue restrita exclusivamente aos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, professores, trabalhadores da saúde, profissionais da segurança pública e pessoas com comorbidades.



Alerta de superlotação em Capivari de Baixo



Em Capivari de Baixo, a situação é considerada preocupante. A secretária de Saúde, Aline Pereira de Sousa, revelou que nenhum dos grupos prioritários conseguiu ultrapassar a marca de 50% da meta de cobertura vacinal estabelecida.



Essa baixa procura já reflete no sistema de saúde. Ao longo desta semana, a unidade de Pronto Atendimento (PA) do município registrou um volume de pacientes acima da capacidade segura, gerando filas e demora. A orientação da secretaria é que as pessoas procurem o PA apenas em casos mais graves. Para sintomas leves, o caminho correto é buscar uma Unidade Básica de Saúde.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 



As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 12h45 e das 13h15 às 15h30, nas unidades do Centro II, Santa Lúcia e Três de Maio. Como estratégia para facilitar o acesso, a unidade do bairro Três de Maio conta com horário estendido até as 20h nas terças e quintas-feiras.



Ação especial e mutirão em Gravatal



Em Gravatal, o índice de vacinação está estacionado em 36%. Para reverter esse quadro antes do encerramento inicial da campanha, previsto para o dia 30 de maio, a prefeitura programou uma ação especial com horários diferenciados na próxima quarta (27) e quinta-feira (28).



No dia 27, a vacinação ocorre das 13h às 15h30 na unidade da Ilhota Grande. Mais tarde, das 16h às 20h, um mutirão vai mobilizar os postos do Centro, Termas, Bela Vista, Pouso Alto, Indaial, Várzea das Canoas, Riacho e São Roque. Já no dia 28, o atendimento concentrado será na unidade do Sertão dos Medeiros, das 8h30 às 11h.



Após o mutirão, o município vai manter salas de vacina com o período de atendimento ampliado uma vez por semana, das 16h às 20h: nas terças-feiras na unidade das Termas (ESF Energia das Águas) e nas quartas-feiras no posto do Centro (ESF Porto Gravatá). Para garantir a dose, o cidadão deve apresentar um documento de identificação e a caderneta de vacinação.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.