A entrega a domicílio foi viabilizada através da criação de uma logística que otimiza o uso dos veículos e motoristas da Saúde.
A Secretaria de Saúde de Capivari de Baixo implementou uma nova ação para entregar fraldas a pessoas cadastradas, que necessitam desse material, diretamente em suas residências.
A medida, que teve início nesta semana, tem como objetivo facilitar o cotidiano das famílias, evitando que elas precisem se deslocar até o Emad (Equipamento Municipal de Apoio à Saúde e Deficiência) para retirar as fraldas.
“Sabemos que as famílias já enfrentam o desafio de cuidar dos acamados, e queremos aliviar um pouco essa carga. Desta forma as famílias ganham em praticidade e conforto, o que contribui para diminuir as tarefas diárias”, afirmou o secretário de Saúde, Sérgio Arent.
A entrega a domicílio foi viabilizada através da criação de uma logística que otimiza o uso dos veículos e motoristas da Saúde. “A intenção é realizar a entrega das fraldas na primeira quinzena de cada mês. Estamos comprometidos em atingir esse objetivo com eficiência e pontualidade”, comentou Andrelise Mendes de Souza, coordenadora do programa.
Em Capivari de Baixo, atualmente, 166 pessoas recebem o auxílio das fraldas. Desde o início da distribuição, no dia 1º de abril, 50 pacientes já foram beneficiados com a entrega do material diretamente em suas casas. A expectativa é que, a partir dessa nova ação, melhore ainda mais a qualidade de vida dos pacientes e facilite o trabalho das famílias que os acompanham.
Como fazer a solicitação de auxílio:
Para solicitar o auxílio, o familiar do paciente deve comparecer ao Emad, localizado na Rua Raimundo Correa, 1208, Bairro Caçador.
Documentos necessários:
Laudo médico devidamente preenchido, contendo o nome do paciente, indicação do CID (Código Internacional de Doenças) e a data da solicitação.
Cópia do RG, CNS (Cartão Nacional de Saúde) e CPF do paciente.
Comprovante de residência atualizado do paciente.
Cópia do RG, CPF e CNS do responsável.
Comprovante de grau de parentesco entre o responsável e o paciente.
Critérios para concessão do benefício:
O auxílio será concedido a pacientes que atendam a um dos seguintes critérios:
Pacientes portadores de doenças crônicas degenerativas.
Pacientes em cuidados paliativos.
Pacientes com doenças neurológicas, como Alzheimer, Parkinson, AVC, entre outras.
Pacientes com doenças urinárias, como bexiga neurogênica, incontinência urinária, entre outras.
Processo de solicitação:
A concessão do benefício será analisada após o cadastro do paciente junto à Assistente Social do Emad. O cadastro será realizado mediante a apresentação dos documentos necessários e a elegibilidade será verificada conforme os critérios estabelecidos.