A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal, que está em 49,44% com ação até 13 de junho
A Secretaria de Saúde de Gravatal iniciou, nesta semana, uma ação de imunização contra a gripe influenza nas escolas do município. A medida faz parte da campanha nacional, que começou em abril, e visa ampliar a cobertura vacinal, atualmente em 49,44%, com 3.739 doses aplicadas e registradas até esta terça-feira, 3 de junho, segundo dados do Ministério da Saúde.
Inicialmente, a campanha era destinada a gestantes, crianças, idosos e outros grupos prioritários. No entanto, desde maio, a vacina está disponível para toda a população em geral, em todas as unidades de saúde de Gravatal.
A ação nas escolas segue até a sexta-feira, dia 13 de junho. Para a imunização e atualização da carteira vacinal, os alunos levaram para casa um formulário de autorização, que deve ser assinado pelos responsáveis.
Com a chegada do inverno e a queda nas temperaturas, aumentam os riscos de transmissão de doenças respiratórias, como a gripe. A vacina é uma importante ferramenta de prevenção, reduzindo a ocorrência dos casos mais graves e complicações associadas.
“Levar vacinas até as escolas facilita o acesso, especialmente para famílias com dificuldade de deslocamento ou com menor conhecimento sobre o calendário vacinal. Contribui para aumentar as coberturas vacinais, que têm caído drasticamente. Lembrando que a escola é um espaço de grande aglomeração e de fácil transmissão, possibilitando surtos e possível interrupção de aulas. Nosso compromisso é com a saúde e o bem-estar dos nossos alunos”, ressaltou a secretária de Educação, Andréia Asmann.
A mobilização segue em todas as escolas do município até o fim desta semana. A Secretaria de Saúde reforça a importância da adesão das famílias para garantir a proteção de todos. “A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger a comunidade escolar. Acreditamos que, com essa ação, conseguiremos ampliar a cobertura vacinal e reduzir os riscos de transmissão neste período mais crítico do ano”, destacou a secretária de Saúde, Cristini Ferreira.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J