Domingo, 19 de outubro de 2025
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
16/10/2025 14h32
Por: Diogo de Souza

Agente de endemias fala sobre foco do Aedes aegypti e escorpiões em Gravatal

Larvas do mosquito da dengue foram identificadas no dia 9

Divulgação

O 17º foco do mosquito Aedes aegypti em 2025 foi confirmado no bairro Termas, o maior do município, conhecido por concentrar o maior número de armadilhas e coletas de larvas. A descoberta foi feita no dia 9, por meio de uma armadilha instalada na SC-370, próximo à antiga Recanto. Esta é a terceira vez, neste ano, que o local registra focos do mosquito transmissor da dengue.

Segundo o agente de endemias André Avelino, as larvas foram coletadas e enviadas no mesmo dia à regional de saúde, onde foram identificadas como Aedes aegypti. A delimitação do foco foi realizada na sexta-feira seguinte, com inspeção em um raio de 300 metros ao redor da armadilha.

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da nova confirmação, o município não é considerado infestado pelo mosquito. Até o dia 10 de outubro, apenas dois casos de dengue haviam sido confirmados, e outros dois suspeitos foram descartados. Em 2024, foram registrados 19 focos no total, número que pode ser ultrapassado com a chegada do verão, período em que há aumento da proliferação do mosquito.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da prevenção, especialmente com a elevação das temperaturas e a chegada da temporada de chuvas. Equipes continuam realizando ações de combate, vistorias e orientações aos moradores das áreas próximas aos focos. Em relação ao escorpião, nos últimos dias não houve registros de animais encontrados na cidade.

Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.