Sábado, 25 de setembro de 2021
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
14/01/2021 14h02

A vacinação contra a Covid-19 deve iniciar na próxima quarta-feira (20) em Florianópolis

Vacinação no Brasil vai iniciar pelas capitais

A vacinação contra a Covid-19 deve iniciar na próxima quarta-feira (20) em Florianópolis, segundo informações divulgadas pelo prefeito Gean Loureiro, após reunião virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O tão esperado imunizante chega à Capital na segunda-feira (18).



A expectativa é de que a Anvisa aprove as vacinas do Instituto Butantan (CoronaVac) e Fiocruz (AstraZeneca) para uso emergencial no domingo (17). Dessa forma, na segunda-feira (18) as doses são distribuídas para os Estados brasileiros e a vacinação inicia em todo território nacional às 10h de quarta-feira (20). 



Segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, a vacinação deve iniciar pelas capitais e logo ser distribuída para as outras cidades do interior.



Vacinação contra Covid vai iniciar pelas capitais, diz Secretaria de Saúde


De acordo com as informações do prefeito de Florianópolis, serão distribuídas na segunda-feira 2 milhões de doses da AstraZeneca e 6 milhões da CoronaVac para todos os Estados. A expectativa é de mais 30 milhões de doses para fevereiro e 400 milhões ao longo de 2021. As vacinas Pfizer e Sputnik V também devem ser utilizadas no Brasil, mas a maior parte da vacinação se dará com os imunizantes de produção nacional, a CoronaVac e a AstroZeneca.



Vacinação em Florianópolis


Florianópolis tem atualmente 300 mil seringas e 235 agulhas e está com o contrato em aberto com a empresa fornecedora dos materiais para poder solicitar mais de acordo com a necessidade. Neste primeiro momento, em que profissionais da saúde, indígenas e idosos em casa de repouso serão vacinados, a prefeitura se organiza para ir até os locais onde os grupos prioritários se encontram para realizar a vacinação. As doses que chegarão à Capital na segunda-feira (18) não serão suficientes para atender a todos os prioritários da fase 1 de vacinação.



Como a CoronaVac e a AstraZeneca não precisam ser armazenadas em temperaturas muito baixas, os ultrafreezers da UFSC ainda não serão utilizados. Mas Florianópolis já garantiu os equipamentos para os próximos meses, com a possibilidade de chegada da Pfizer, que deve ser armazenada em -70ºC.



O início das próximas fases de vacinação dependem das negociações do governo federal, que estima distribuir mais 30 milhões de doses no mês de fevereiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Idosos e trabalhadores da saúde serão os primeiros imunizados em SC


Segundo o cronograma do plano estadual, a vacinação dos grupos prioritários será em quatro fases, assim como orienta o Ministério da Saúde. Nesse primeiro momento devem ser vacinadas 2,8 milhões de pessoas em Santa Catarina, estima o governo.


Primeiro, devem ser imunizados os trabalhadores da saúde, a população idosa a partir dos 75 anos de idade, as pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e a população indígena. O grupo é formado por 426.678 de pessoas, estima o governo.


Anvisa decide no domingo sobre aval para vacinas do Butantan e Fiocruz contra Covid-19


Na segunda fase, a previsão é de que serão vacinadas pessoas de 60 a 74 anos. A população estimada para essa fase é de 844.644 pessoas. No terceiro momento, a imunização será em pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, entre os quais portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares. Este grupo soma 1.365.028 pessoas, na estimativa do governo.


Na quarta e última fase, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional estão incluídos. O grupo é estimado em 166.289 de pessoas.



Fonte: NSC TV/ Foto: Prefeitura de Florianópolis
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.