Quinta, 23 de maio de 2024
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
26/04/2024 06h58

Alegando falta de transparência, nova secretária de Saúde de Laguna deixa cargo após 24horas

A Prefeitura de Laguna se manifestou sobre as declarações da ex-secretária; leia

Foto: Elvis Palma

Após apenas 24 horas de sua nomeação como Secretária de Saúde de Laguna, a dentista Luana Julya Honorato pediu exoneração do cargo. Em um comunicado (leia abaixo), Luana expressou sua insatisfação com a falta de autonomia e transparência, além de ter sido impedida de acessar documentos. A nomeação ocorreu na última quarta-feira, dia 24, e sua exoneração foi oficializada ontem, 25.

Em resposta ao comunicado, a Prefeitura de Laguna também se manifestou. Contrariando as declarações da ex-secretária, a Prefeitura afirmou que Luana teve acesso amplo ao sistema antes de sua exoneração, conforme documentado pelo histórico de acessos. Além disso, destacaram que uma visita aos postos de saúde havia sido organizada, mas Luana optou por não aceitar a assistência técnica, criando um ambiente de desconforto entre os funcionários.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comunicado da ex- secretária: 



É com pesar e profundo desapontamento que venho comunicar minha saída do cargo de Secretária de Saúde do município. Após uma cuidadosa reflexão e análise da atual situação, não me resta alternativa senão renunciar ao posto que ocupo.



Gostaria de esclarecer que minha decisão não é motivada por questões pessoais ou profissionais, mas sim pela falta de autonomia e transparência que enfrentei durante minha gestão. Desde o início, deixei claro ao prefeito e ao secretário interino que só assumiria a responsabilidade se tivesse pleno respaldo para desempenhar minhas funções de maneira ética e eficiente. Infelizmente, essa condição não foi atendida.



À frente da Secretaria de Saúde, deparei-me com obstáculos que comprometiam seriamente minha capacidade de realizar um trabalho sério e comprometido com o bem-estar da população. Fui impedida de acessar relatórios e informações essenciais para uma gestão eficaz, o que minou minha condução dos assuntos públicos.



É com tristeza e indignação que constato a falta de compromisso com os princípios éticos e morais que norteiam a administração pública. Minha saída não representa um abandono de minhas responsabilidades, mas sim um ato de coragem em defesa da integridade e da transparência no serviço público.



Apesar das dificuldades encontradas, saio de cabeça erguida e com a consciência tranquila de que agi conforme minha consciência e meus valores. Não me arrependo das escolhas que fiz, pois sempre priorizei o interesse coletivo e o bem-estar da comunidade.



Expresso minha gratidão a todos que colaboraram com meu trabalho e reafirmo meu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, independentemente dos desafios que enfrentamos. Continuarei lutando pelos ideais que sempre nortearam minha trajetória profissional, na esperança de um futuro mais justo e digno para nossa cidade e seus moradores.



Atenciosamente,

Luana Julya Brolo Honorato



Confira nota da Prefeitura de Laguna



A Secretaria de Saúde de Laguna vem a público esclarecer os recentes eventos relacionados à exoneração da Secretária de Saúde, Luana Julya Brolo Honorato, nomeada em 24 de abril de 2024.



Luana foi, oficialmente, cadastrada no sistema 1Doc da Prefeitura e recebeu todos os acessos necessários aos documentos e informações da pasta no mesmo dia de sua nomeação. Na manhã de 25 de abril, enfrentou um contratempo ao perder sua senha de acesso, situação que prontamente seria resolvida no mesmo dia, no período da tarde, com a recuperação do acesso pelo setor de informatica a partir das 13h.



Contrariamente às declarações da ex-secretária, afirmamos que ela teve acesso amplo ao sistema antes de sua exoneração, conforme documentado pelo histórico de acessos. Além disso, na manhã de 25 de abril, foi organizada uma visita aos postos de saúde, para a qual a Secretaria disponibilizou o acompanhamento do médico diretor-técnico. Infelizmente, a ex-secretária optou por não aceitar essa assistência técnica, criando um ambiente de desconforto entre os funcionários.



Esta série de eventos não foi ao encontro com as expectativas estabelecidas para a gestão eficaz da pasta, culminando na decisão de sua exoneração. A Prefeitura de Laguna reafirma seu compromisso com a transparência e a eficiência administrativa, sempre buscando oferecer o melhor serviço à população.



Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.



 



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApphttps://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Redação com informações de Agora Laguna
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.