Território fica próximo aos municípios de Garuva, em Santa Catarina, e Guaratuba, no Paraná
Com base em estudos históricos e técnicos, Santa Catarina e Paraná chegaram a um entendimento sobre os marcos da divisa territorial entre os estados. A decisão foi divulgada na manhã de hoje (18) pelo perfil no Instagram do Governo do Estado.
O trabalho conjunto resultou na definição de que 490 hectares da região de Garuva, em Santa Catarina, agora serão oficialmente incorporados ao território catarinense, respeitando um traçado estabelecido há quase um século.
A reavaliação foi motivada por uma descoberta inusitada feita por um morador de Guaratuba, no Paraná. Ao medir seu terreno, ele identificou discrepâncias entre os marcos originais instalados pelo Exército entre 1918 e 1919 e as representações nos mapas atuais. Essa diferença foi confirmada pelo Instituto Água e Terra do Paraná, que analisou os documentos históricos da região.
A linha divisória original era marcada por uma pedra, mas os estudos indicaram que os marcos haviam sido colocados em localizações diferentes, resultando na área de cerca de 490 hectares em disputa. Com o relatório elaborado pela Secretaria de Planejamento de Santa Catarina e enviado ao Paraná, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá validar os resultados e oficializar a incorporação da área.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J