O prefeito e sua equipe apresentaram as mudanças estruturais que visam otimizar a gestão pública e reduzir custos para o município
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (24), o prefeito Estener Soratto, acompanhado de sua equipe administrativa, anunciou as propostas de mudanças estruturais na reforma administrativa do município de Tubarão. A principal medida, que promete impactar positivamente as finanças da cidade, é a economia projetada de R$ 10.069.825,81, proveniente da reestruturação de diversos departamentos e cargos.
Entre as principais mudanças apresentadas, destaca-se a extinção da Secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio, com a Guarda Municipal sendo agora vinculada diretamente ao Gabinete do Prefeito. O Departamento de Trânsito passará a ser administrado pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo, enquanto o Departamento de Patrimônio ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Administração e Finanças.
O prefeito também anunciou a redução do número de agentes políticos, que caiu de 22 para 17, além da diminuição de cargos comissionados, que foram reduzidos de 220 para 199. Como parte da reestruturação, será criada a função de Secretário Adjunto, e Assistentes Jurídicos com OAB terão a possibilidade de emitir pareceres jurídicos.
Além disso, a gestão administrativa será fortalecida com a criação do cargo de Diretor Administrativo e a Coordenação de Controle de Frota, que ficará sob a Secretaria de Administração e Finanças. A Controladoria-Geral será transformada em Secretaria de Combate à Corrupção e Controladoria-Geral, com atribuições de corregedoria, ampliando as ações de controle interno e transparência.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J