Bancada do partido autoriza nome e inicia agenda regional para avaliar viabilidade de candidatura própria ou alianças para 2026
Foto: Bruno Collaço/Agência AL
Em decisão realizada durante jantar na residência do deputado Antídio Lunelli, em Florianópolis, nesta terça-feira (10), a bancada do MDB na Assembleia Legislativa saiu com o sinal verde do colega de partido para que ele seja o pré-candidato da sigla ao governo de Santa Catarina.
O partido também anunciou um cronograma de encontros regionais, que terá início no dia 18 deste mês em São Miguel do Oeste. A proposta é ouvir as bases sobre a viabilidade de candidatura própria ou a eventual composição com aliados, cenário que inclui nomes como o governador Jorginho Mello e o prefeito João Rodrigues.
A manutenção de candidatura própria é avaliada internamente como forma de ampliar a margem de negociações políticas, considerando a estrutura partidária presente nos 295 municípios do Estado. Entre os pontos em análise está a viabilidade eleitoral do projeto, com base na organização e capilaridade da legenda.
No mesmo encontro, o deputado Volnei Weber, em segundo mandato e que não disputará a reeleição, colocou seu nome à disposição para compor como vice em uma eventual chapa pura do MDB.
Nos bastidores, a avaliação é que uma candidatura própria ao governo também tende a impactar as disputas proporcionais para a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados, podendo alterar a correlação de forças no cenário eleitoral de 2026 em Santa Catarina.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.