Renan Filho cumpre agenda no estado e expectativa é pela confirmação da construção de dois túneis na BR-101, em Palhoça
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Com a chegada do ministro dos Transportes, Renan Filho, a Santa Catarina, o governo federal deve apresentar nesta quarta-feira (28) uma solução definitiva para o Morro dos Cavalos, trecho da BR-101, em Palhoça, considerado um dos principais gargalos logísticos do Sul do país.
A visita ao local está marcada para as 8h45, durante coletiva de imprensa, e ocorre em meio à expectativa de anúncio das obras de construção de dois túneis, cada um com três faixas de rolamento. A informação foi confirmada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Julio Garcia, após conversa com o deputado estadual Tiago Zilli.
Segundo Garcia, o ministro deve oficializar a decisão do Ministério dos Transportes ainda nesta passagem pelo estado. “Ele deve dizer que a decisão será fazer os dois túneis no local, com três pistas cada um”, afirmou.

A proposta prevê a incorporação de um trecho de aproximadamente 67 quilômetros, conhecido como “Eixão”, dentro da revisão quinquenal do contrato da rodovia. De acordo com o deputado federal Luiz Fernando Vampiro, o modelo foi alinhado previamente com lideranças políticas e técnicas.
“A informação que nós temos é que serão dois túneis, dentro desse trecho maior. A ideia é projetar uma rodovia com capacidade para os próximos 15 a 20 anos. Não faz sentido executar uma obra menor e, futuramente, criar um novo gargalo”, destacou o parlamentar.
Com as adequações do projeto, o investimento estimado para o Morro dos Cavalos passou para a faixa entre R$ 2 bilhões e R$ 2,5 bilhões. A proposta vem sendo discutida em reuniões técnicas envolvendo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
Apesar da expectativa de que as obras tenham início em 2026, técnicos avaliam que o cronograma ainda depende de ajustes contratuais, licenças ambientais e definições sobre o impacto financeiro do projeto, incluindo possíveis reflexos no valor do pedágio. Uma nova reunião está prevista para o dia 10 de fevereiro para tratar especificamente dessas questões.
A agenda do ministro em Santa Catarina começou nesta terça-feira (27) e inclui visitas a obras estratégicas de infraestrutura viária no estado. Em Jaraguá do Sul, Renan Filho acompanhou o andamento da duplicação da BR-280, enquanto em Blumenau vistoriou as obras da BR-470, considerada um dos principais eixos logísticos do Vale do Itajaí.
A comitiva conta com a presença da deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC) e do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima. Para a parlamentar, a vinda do ministro representa uma retomada dos investimentos federais no estado.
“Essas obras representam desenvolvimento, geração de empregos, mais segurança nas estradas e respeito com Santa Catarina. O Governo Federal voltou a olhar para o estado com planejamento e investimento”, afirmou.
Após a coletiva em Palhoça, o ministro segue para a Serra da Rocinha, onde visita as obras da BR-285, ligação estratégica entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.