Projeto prevê 5,2 km de extensão com investimento de R$ 291 milhões e pode ser concluído em 18 meses
A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina (SIE) deve entregar em até dois meses o estudo de viabilidade para implantação de um contorno viário no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis. A informação foi confirmada pelo secretário adjunto da SIE, Ricardo Grando, durante visita do governador Jorginho Mello a Araranguá.
O projeto, considerado uma alternativa à construção dos túneis originalmente previstos na BR-101, propõe um binário de 5,2 quilômetros, com investimento estimado em R$ 291,3 milhões. As obras incluem a construção de uma ponte sobre o Rio Maciambú, um viaduto sobre a BR-101 e melhorias na pista já existente. O novo trecho está sendo projetado para comportar velocidade de até 80 km/h, com foco na segurança e fluidez do tráfego.
“O governador esteve em Brasília levando uma alternativa. O estudo preliminar está sendo desenvolvido e, em 60 dias, devemos entregá-lo. É uma rota de 5,2 quilômetros contornando o Morro dos Cavalos para garantir a continuidade do fluxo mesmo diante de ocorrências na pista atual”, explicou Grando.
A via do contorno será operada no sentido sul e contará com duas faixas de 3,6 metros, acostamento externo de 3 metros e acostamento interno de 1,2 metro. Duas curvas do traçado foram projetadas para comportar velocidades de até 60 km/h, enquanto o restante do percurso permite velocidades de 80 km/h.
Segundo o governador Jorginho Mello, essa solução pode ser concluída em até 18 meses, caso os recursos sejam viabilizados. “Custa quase R$ 300 milhões. Se o Governo Federal nos der o dinheiro, a gente faz. Ou ele devolve o valor que o governo anterior usou em obras federais, e a gente aplica aqui. O túnel sairia por mais de R$ 2,4 bilhões. Enquanto isso não se resolve, o contorno é viável e o Governo Federal pode decidir depois se fará um ou dois túneis”, afirmou.
A proposta surge como uma alternativa urgente diante dos frequentes bloqueios na rodovia por causa de deslizamentos, acidentes e chuvas intensas. Para pressionar por uma solução definitiva, associações empresariais do Sul de Santa Catarina lançaram o movimento “Morro dos Cavalos – Solução Já”.
Além do contorno viário sugerido pelo governo estadual, seguem em análise outras duas propostas: a primeira, de 2010, prevê dois túneis de 1,3 mil metros, dois viadutos e contenções de encostas, mas nunca foi executada. A segunda sugere a construção de apenas um túnel, com custo reduzido, mas também não avançou. O Governo Federal avalia incluir essas obras em futuras concessões da Arteris Litoral Sul ou da CCR ViaCosteira, empresas que administram diferentes trechos da BR-101 em Santa Catarina.
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