Foi definido que o vereador Vitor Elibio (MDB) será o novo presidente da Câmara e a vereadora Tanara (PT) seria a vice-presidente
A Câmara de Vereadores de Laguna começa o ano indefinida. Um bate-boca e uma discussão generalizada dominaram a sessão preparatória para a Mesa Diretora na manhã desta quarta-feira, 1º. O vereador mais idoso, Cleosmar Fernandes (MDB), abriu a reunião, mas não colocou a votação em pauta. O segundo mais velho, Luiz Otávio Pereira (PL), convocou uma segunda sessão que terminou com a eleição de Vítor Elíbio (MDB) como presidente e Tanara Cidade (PT) vice.
A sessão de discussão sobre a Mesa Diretora foi iniciada cerca de 30 minutos após a posse do prefeito Peterson Crippa (PL) e do vice Leandro Bento (PSDB). O regimento determina a presidência pelo vereador com mais idade entre os empossados e ao microfone, Cleosmar Fernandes disse que se sentia inseguro após mudanças no regulamento da Câmara.
No primeiro semestre de 2024, foi aprovada alteração no regramento que diminuiu de dois para um ano o mandato da Mesa Diretora. No fim do ano passado, uma nova tentativa de mudança foi proposta, mas não chegou a ser discutida a tempo. No último dia 30, a Justiça negou uma liminar para adiar a escolha da composição da Presidência, que deve ocorrer imediatamente após a posse.
Fernandes se apoiou em um parecer escrito pelo advogado Carlos Braun, mas a leitura foi interrompida e o papel chegou a ser rasgado pelo vereador Vítor Elíbio. Ele, Hirã Ramos (PL), Jaleel Farias (PSD) e mais Luiz Otávio Pereira (PL) tentaram argumentar que a leitura e a acolhida da opinião jurídica estavam em desacordo com os ditames do regimento.
O emedebista seguiu com a sessão, declarou o encerramento da reunião e convocou uma extraordinária para discussão da alteração no regimento interno, nomeando uma comissão provisória de Legislação para elaborar um parecer em até cinco dias.
Segunda sessão
Em paralelo, após a abertura da sessão extraordinária, sete dos seis vereadores foram para o plenário e iniciaram uma nova reunião preparatória sob a presidência de Luiz Otávio Pereira, segundo vereador com mais idade entre os eleitos.
Com isso, Pereira deu início à votação de uma chapa formada por Vitor Elíbio e Tanara Cidade, com Gabriel Martins (PL) e Fernando Mendonça (PP) como secretários. A aprovação foi por unanimidade dos membros da composição e mais Jaleel Farias, Hirã Ramos e o presidente interino da segunda sessão.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J