Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Buscar
Fechar [x]
POLÍTICA
06/05/2025 20h34

Deputado protocola pedido de impeachment de Lula por escândalo do INSS

Documento apresentado por deputado bolsonarista cita descontos indevidos aplicados por entidade administrada por irmão de Lula

Foto: Reprodução

O presidente Lula foi alvo de um pedido de impeachment protocolado pelo deputado federal Evair Vieira de Melo (PP), da base bolsonarista, em razão do escândalo dos descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. O caso envolve o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), administrado por José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente.



O parlamentar alega que uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou um aumento de R$ 100 milhões no faturamento do sindicato entre 2021 e 2023, com base em descontos irregulares feitos diretamente na folha de pagamento dos beneficiários. Nesse período, o número de associados teria saltado de 170 mil para 420 mil — auge da chamada “farra dos descontos”, segundo o TCU.



As investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) revelam que cerca de 4 milhões de aposentados e pensionistas foram afetados por cobranças sem autorização, gerando um prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões. De acordo com o pedido, haveria indícios de associação compulsória e venda casada de serviços financeiros.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Evair de Melo sustenta que a presença de Frei Chico na vice-presidência do Sindnapi e a falta de ação do presidente Lula diante das denúncias indicam possível conflito de interesses e comprometimento da probidade administrativa. O documento solicita o afastamento imediato de Lula, o envio do processo ao Senado para julgamento e a suspensão de seus direitos políticos por oito anos, caso seja condenado.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J 


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.