Em vídeo, Samira diz que aguarda documentos e critica omissão da administração após afastamento do prefeito
O prefeito de Capivari de Baixo, Claudir Bitencourt (PL), foi oficialmente afastado de suas funções administrativas na tarde desta quarta-feira, 14 de maio, após notificação enviada pela Câmara de Vereadores. A medida atende ao que determina o artigo 53, §1°, inciso II da Lei Orgânica do Município, que prevê o afastamento do chefe do Executivo quando aprovada a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
A CPI foi instaurada na última segunda-feira, 12, por maioria dos vereadores, a partir de uma denúncia popular que aponta quatro possíveis irregularidades na Secretaria de Educação. Entre elas, a nomeação de uma servidora não habilitada, diretores escolares sem a qualificação exigida, pagamentos irregulares de gratificações e indícios de falsidade ideológica e prevaricação. Embora a denúncia não seja diretamente contra o prefeito, ele é legalmente responsável pelas ações da pasta.
Diante do afastamento, a vice-prefeita Samira Porto (MDB) se pronunciou em vídeo divulgado nas redes sociais. Do Paço Municipal, ela relatou ter sido notificada pela Câmara às 14h e afirmou que desde então adotou as medidas legais cabíveis junto à Procuradoria do Município. Segundo Samira, o Executivo enfrentou um vácuo de liderança de “sete horas sem comando”, o que classificou como uma “total falta de responsabilidade com a nossa população”.
Apesar de estar apta para assumir a chefia do Executivo, a vice informou que não tomaria posse naquele momento devido à ausência de documentações necessárias por parte da administração municipal. Ela também disse que desde segunda-feira tenta contato com Claudir, sem sucesso. “Sigo aqui, com responsabilidade e compromisso, aguardando que os trâmites legais sejam respeitados”, afirmou.
Claudir, por sua vez, tenta reverter a decisão na Justiça. No início da noite, ele ingressou com um mandado de segurança e ainda não foi localizado para apresentar sua defesa. Caso não seja intimado pessoalmente, a notificação poderá ser feita por meio do Diário Oficial.
A vice-prefeita convocou a imprensa para uma coletiva nesta quinta-feira (15), quando deve atualizar a situação e esclarecer os próximos passos.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J