Sexta, 29 de março de 2024
Buscar
Fechar [x]
POLÍTICA
25/02/2021 10h52

Alesc: situação do carvão mineral será um dos primeiros temas da Comissão de Economia

A recém criada comissão vai discutir também, a ampliação do fornecimento de energia para a cidade de Grão Pará.

A situação do carvão mineral no sul do Estado e do fornecimento de energia em Grão-Pará serão os primeiros assuntos a serem discutidos no ano pela Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa, reinstalada na tarde desta quarta-feira (24). O deputado Jair Miotto (PSC) foi reeleito para a presidência da comissão, com a deputada Ada de Luca (MDB) como a vice-presidente.



Na reunião de instalação, Ada apresentou pedido para a realização de reunião para tratar da situação do Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, responsável pelo consumo da maior parte da produção de carvão do Sul catarinense. A parlamentar demonstrou preocupação com o fechamento da usina. “Precisamos buscar alternativas para a economia da região”, afirmou.



Jair Miotto afirmou que o assunto já está na pauta da comissão. “Recebemos uma comitiva de funcionários da usina e já fizemos contato com a direção da Engie [proprietária do complexo]”, disse o presidente.



O parlamentar adiantou que a comissão também discutirá a situação da Cooperativa de Eletrificação de Grão-Pará (Cergapa), que pede ampliação do fornecimento de energia elétrica junto à Celesc. “Tem muitas empresas de grande porte que querem se instalar lá e não há acesso à energia elétrica”, disse Miotto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O deputado João Amin (PP), que integra a comissão, sugeriu que o colegiado atue como elo entre o poder público e a iniciativa privada no desenvolvimento da ciência e da tecnologia em Santa Catarina. “Essa comissão, com certeza, tem mais importância agora do que tinha antes da pandemia”, comentou.



Também integram a comissão de Economia os deputados Ivan Naatz (PL), Marcos Vieira (PSDB), Luciane Carminatti (PT) e Bruno Souza (Novo) que, apesar de ter votado pela permanência de Jair Miotto na presidência do colegiado, reivindicou mais espaço para os deputados de primeiro mandato no comando das comissões permanentes da Alesc.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/HeG3PqbYKi46U6f677uvai


Fonte: Agência Alesc
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.