Durante entrevista na Rádio Hiperativa FM, líder do governo defende descentralização, criação de novos cargos e mais autonomia para servidores em Braço do Norte
Na manhã desta segunda-feira, 4, o vereador Marcos Vieira (MDB), líder do governo na Câmara de Vereadores de Braço do Norte, participou de entrevista ao jornal Hora Hiper, da Rádio Hiperativa FM. O principal tema abordado foi o projeto de reforma administrativa enviado pelo Poder Executivo à Casa Legislativa no último dia 28 de julho.
Defensor da proposta, Marcos destacou a necessidade de modernizar a estrutura administrativa do município. “O que mata e enterra a administração pública é a burocracia”, afirmou. Segundo ele, a descentralização e a ampliação da autonomia dos secretários e servidores são pontos centrais da reforma.
O projeto prevê a criação de 13 novos cargos, entre eles um voltado ao bem-estar animal, que será vinculado à Secretaria de Agricultura. Vieira afirmou que os novos cargos são necessários para o andamento da máquina pública, mas que serão criados respeitando os princípios da administração pública e os limites fiscais.
Marcos também ressaltou que a proposta busca corrigir falhas apontadas pelo Ministério Público em reformas anteriores. Em uma delas, 19 cargos tiveram apenas suas nomenclaturas alteradas, o que foi considerado inconstitucional. “Agora, estamos fazendo do jeito certo”, pontuou.
Apesar da criação de novos cargos e do reajuste de salários, o vereador garantiu que o índice de comprometimento com a folha de pagamento permanecerá abaixo dos 47%, dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
A proposta já passou pelas comissões da Câmara e deve ser votada ainda nesta segunda-feira, 4. Na mesma sessão, será votada uma pequena reforma administrativa interna da própria Câmara de Vereadores, com a criação de três cargos efetivos, a serem preenchidos via concurso público, e um comissionado.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.