Gustavo Lemos, ex-marinheiro de 31 anos, atuava como voluntário no exército ucraniano e teve a morte confirmada nesta terça-feira (22) pela família
O lagunense Gustavo Viana Lemos, de 31 anos, teve a morte confirmada nesta terça-feira (22) durante um combate na Ucrânia. Ex-integrante da Marinha do Brasil, Gustavo atuava como voluntário no exército ucraniano e estava no país há alguns meses, participando diretamente da guerra contra as forças russas.
Natural da Vila Vitória, em Laguna, ele havia se inscrito como voluntário ainda em 2024, mas só em 2025 foi aceito oficialmente pelas forças militares da Ucrânia. A viagem ocorreu no dia do seu aniversário, com o apoio da família, apesar dos pedidos para que ele permanecesse no Brasil. “Era o sonho dele, ele queria ir”, contou a prima Mariana Bonazza.
Desde o dia 29 de junho, Gustavo estava em missão e deixou de dar notícias. A confirmação da morte veio por meio de companheiros de combate, também brasileiros. Segundo a mãe, Kátia Viana, mesmo em meio à guerra, o filho dizia estar feliz. “Muitos amigos de lá diziam que ele era uma pessoa maravilhosa, estava sempre feliz e sorrindo. Um paramédico que estava em missão com ele disse que ele ajudou muitas pessoas antes de partir”, relatou.
Nas redes sociais, amigos e familiares têm prestado homenagens e destacado a coragem de Gustavo. O corpo será cremado na Ucrânia, conforme informado pela família.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.