Ciclone se afasta, mas ainda provoca vento forte, mar agitado e frio intenso em várias regiões de Santa Catarina
A terça-feira (29) segue com vento intenso e mar agitado em Santa Catarina, reflexo da atuação de um ciclone que começa a se afastar para alto mar. As rajadas, vindas do quadrante sudoeste/sul, atingem velocidades médias entre 30 e 40 km/h, podendo chegar a 70 km/h no litoral, centro e leste do estado.
Há risco moderado para ocorrências como destelhamentos, quedas de árvores e danos à rede elétrica. A Defesa Civil também alerta para a possibilidade de alagamentos costeiros, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, com picos de maré previstos para a tarde desta terça e madrugada de quarta-feira (30).
O mar segue bastante agitado, com ondas entre 3,5 e 4,0 metros no litoral, podendo chegar a 5,0 metros em alto-mar no Sul e Grande Florianópolis. A recomendação é evitar atividades de pesca, esportes náuticos e navegação até que as condições melhorem.
As temperaturas permanecem baixas, com mínimas próximas ou abaixo de 5°C nos Planaltos e Grande Oeste, podendo chegar a 0°C nas áreas mais elevadas. No litoral, as mínimas ficam entre 8°C e 10°C.
A partir de quarta-feira (30), o tempo firma em todo o estado e o sol predomina. O mar ainda segue agitado pela manhã, com ondas entre 3,0 e 3,5 metros, mas a tendência é de redução ao longo do dia. As temperaturas sobem gradativamente à tarde, mas o frio ainda permanece nas noites e madrugadas.
Na quinta-feira (31), o tempo segue firme e ensolarado, com temperaturas mais amenas pela manhã e sensação térmica mais agradável ao longo do dia. A tendência para sexta (01) e sábado (02) é de tempo seco, com sol entre poucas nuvens e temperaturas em elevação. Para esses dias, não há previsão de riscos meteorológicos.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.