Quinta-feira, 17 de junho de 2021
Buscar
Fechar [x]
GERAL
10/12/2020 15h18

Usina de Asfalto deve sair do papel no início de 2021

Sonho antigo de todas as cidades da Amurel será viabilizado através do consórcio multifinalitário. Cada município vai contribuir com valores estipulados pelo número de habitantes.

Um sonho antigo de todas as cidades da Amurel será viabilizado através do consórcio multifinalitário. Cada município vai contribuir com valores estipulados pelo número de habitantes. 



Os prefeitos eleitos da Amurel, no último dia 15 de novembro, já estão articulando através do Consórcio Multifinalitário, a compra de uma Usina de Asfalto. O assunto é antigo, mas ao que tudo indica deve sair do papel em 2021. O objetivo é beneficiar os 18 municípios da região de Laguna.



Com a usina, os custos dos municípios na execução de pavimentação e manutenção de estradas irá diminuir consideravelmente. De acordo com secretário executivo da Amurel, Celso Heidmann, os prefeitos dos municípios estiveram em Brasília para buscar recursos e também articular junto aos deputados, senadores e Ministério da Integração Nacional, a implantação de um local de produção de asfalto.



Como não conseguiram os recursos desta forma, os prefeitos eleitos e reeleitos decidiram que vão arcar com a compra da usina.



Quando falamos em compra, significa dizer que existem usinas móveis, com vários equipamentos acoplados que realizam todo o trabalho. Então, ficou acordado que o valor doado por cada município para a aquisição de todo equipamento, seja calculado por número de habitantes de cada cidade. O investimento necessário para viabilizar o projeto é de aproximadamente R$ 5 milhões.




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Celso anunciou o projeto durante uma entrevista no programa Hora H, da rádio Hiperativa FM, de Braço do Norte. Ele afirmou que era um sonho antigo e que em 2017, os gestores já buscavam viabilizar a compra do equipamento. Ainda segundo ele, os prefeitos da região inclusive já visitaram uma usina e conheceram o funcionamento do consórcio. A economia em alguns casos gira em torno 30 a 40% para a execução de uma pavimentação.



O diretor executivo explicou durante a conversa, que o próximo passo é aguardar que os novos gestores tomem posse. Assim, a Amurel pode apresentar uma outra proposta para os gestores de reunir mais parceiros e viabilizar a compra e a montagem do equipamento, o que deve acontecer já no início de 2021.



Além disso, a intenção é avançar com o consórcio multifinalitário também para outras áreas. Hoje ele é utilizado para a recuperação de rodovias e a intenção é que ele também possa também ser usado para a compra de equipamentos, e outras necessidades que possam suprir as demandas dos 18 municípios.


A cidade para implantação da usina ainda não foi definida. 


Fonte: Redação / Foto: G1.com
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia