Santa Catarina enfrenta risco alto de temporais e granizo com alerta para tempestades severas
Nesta quinta-feira (24), um alerta emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina aponta risco elevado para temporais severos, incluindo rajadas de vento, queda de granizo e alagamentos. O alerta é válido especialmente para áreas em vermelho no mapa, onde o risco é classificado como "muito alto". Municípios como Tubarão, Braço do Norte, e Capivari de Baixo estão sob monitoramento intensificado.
Os temporais começaram a se formar no final da manhã e devem avançar pelo estado durante a tarde e início da noite. A combinação de uma frente fria rápida, um ciclone extratropical e o aquecimento local está provocando condições atmosféricas instáveis, gerando tempestades acompanhadas de ventos fortes e chuvas intensas.
Até o momento, em Tubarão, uma forte chuva acompanhada de rajadas de vento por volta das 15h pegou muitos de surpresa, mas não há registro de prejuízos significativos. Confira o último alerta emitido pela defesa civil:
ATENÇÃO - 24/10 15:05 - TEMPORAIS com RAIOS, RAJADAS DE VENTO, GRANIZO e ALAGAMENTOS para os municípios de Armazém, Balneário Rincão, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Içara, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Sangão, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.
A Defesa Civil orienta a população a buscar abrigo seguro, evitar locais com árvores ou postes de energia e não transitar por áreas alagadas.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J